quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aprendendo com os leprosos

Aprendendo com os leprosos
Lucas 17:11-19

"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."

Geralmente as pessoas só buscam  a Deus quando estão já numa situação crítica de suas vidas, quando já estão no famoso “fundo do poço”. Os dez leprosos estavam nesta situação , as feridas em seus corpos estavam em um estado muito avançado, numa situação muito incômoda, eles já não suportavam tanta dor, rejeição, podridão, eles realmente estavam no fundo  do poço. Mas é  interessante percebermos algumas detalhes desta história, por exemplo: Jesus não os rejeitou por ter sido procurado por eles , só agora, quando não mais se encontrava saída, nem solução. O próprio Jesus disse: “ ... Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;" (Lucas 5:31) Jesus veio para isso mesmo, para curar , sarar, restaurar . Devemos levar os doentes , a entender isto, que podem ir até o médico dos médicos, buscar o Senhor Jesus a qualquer tempo em  qualquer hora em qualquer lugar.
            Outro ponto importante que quero trazer nesta reflexão, é que quando os leprosos “clamaram”( E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. V.13) eles  receberam resposta do Senhor, (até mesmo  porque Ele promete: “Clama a mim, e responder-te-ei..”.) Jr 33:3,  uma resposta através de um comando, Jesus mandou que eles fossem até os sacerdotes, e quando creram e obedeceram o comando , o milagre foi acontecendo, Jesus muitas vezes quer ver nossa disposição para alcançar as promessas, não basta ter  a fé sem as suas duas companheiras inseparáveis; ação e obediência.
                Muito mais lições YAVÉ nos dá nesta passagem neo-testamentária, que em outra oportunidade desfrutaremos.
O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.  Nm 6: 24,26

Pr Saulo Cruz CCMM - Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário